Evolução e Regeneração


A ideia de evolução, de crescimento, de melhora, perdeu seu real sentido esotérico e agora, só se refere ao poder físico, a tecnologia, a uma mente superdimensionada. Ainda, foi associada fortemente a algo casual, automático, acidental, ou mesmo manipulado geneticamente – sempre com resultados externos bombásticos avassaladores.
Não é surpreendente que muitos tenham dificuldade em reconhecer a Jesus como um homem superior, um super-homem! Ele decepcionou à muitos de seus contemporâneos, muitos discípulos e hoje, aqueles que pretendem segui-lo, estranham a “fraqueza” que ele insistiu enfatizar.
Ele trouxe coisas estranhas, que contrariam a lógica comum, a ciência, o esperado, e disse que se um homem não nascer de novo, não entrará no Reino dos Céus. Não deixou nenhuma exceção como alternativa – se você não nascer de novo, não entrará! Isso se refere, claramente à REGENERAÇÃO! Ou melhor, a re-generacão. Gerar de novo e, no caso, é uma geração de dentro de cada discípulo. Ele chamou o homem de semente, Nascemos de uma semente e somos também uma semente que pode, sob certas circunstâncias se tornar um homem superior. Isso, obviamente, implica em um outro corpo, um corpo melhor e adequado para entrar no Reino do Céu – um Segundo Corpo. Porém, nada disso é garantido e a maioria, porque o caminho é estreito e muitos são chamados e poucos escolhidos, ficam como nasceram e terminam com seu corpo físico.
O homem, portanto, não é o seu corpo físico, esse é apenas um instrumento, um meio, o homem verdadeiro é sua compreensão, sua vontade e consciência. É nesse meio interno, invisível e pessoal que pode nascer e se desenvolver um segundo corpo. Enquanto um homem estiver colado, identificado com seu exterior e não se separar dele, não poderá evoluir – pode inchar, adquirir coisas, prestígio, acumular conhecimento, mas tudo isso estará no nível externo, onde uma real re-generacão não ocorrerá.
O Caminho, a Verdade e a Vida são para cima e para dentro – no tempo, na matéria não há nada novo e superior. Há uma inversão dos valores mundanos, sociais no Evangelho: o maior servirá a todos, os primeiros serão os últimos e os últimos primeiros! O homem comum, não instruído é cego e surdo ao reino do céu, a nova compreensão. Ele quer entender o novo com o velho, que colocar vinho novo em odres velhos! O Reino do Céu em nada é semelhante ao reino, ou reinos terrestres. E, como é e está, o homem não pode entrar onde estão os santos.
A ideia da evolução é a de se alçar a um novo estado de ser, um estado superior. Não é, portanto um lugar, num momento do tempo, obter um título, um lugar de poder, uma raça superior ou uma família real – é algo definido que pode crescer dentro de cada um.
É essa condição natural ainda não evoluída, incompleta, que quando um homem se dá conta, pode começar a mover-se. Ele precisa ver o que ele é, um ser que ainda não é o de um homem, mas de um pseudo-homem e isso já é uma verdadeira e importante conscientização. Ele não pode achar que crescer é aumentar o que ele já é, mas que precisa mudar, morrer para poder renascer, sair do que é para algo superior, melhor, e isso significará abandonar o velho.
Ora, a verdadeira psicologia, a ciência da alma, só faz sentido a partir desse momento. Ela trata dessa semente que pode evoluir num novo ser. Para o homem não evoluído, que não começou o caminho para dentro e para cima, só se pode falar de mecânica, porque esses são máquinas, são autômatos e não há nada real e genuíno neles. Mas, são exatamente esses que podem despertar ao ver seu estado condicionado, passivo e mecânico e começar a procurar numa direção que independe de tudo que o mundo pode lhe trazer.
A evolução é regeneração, é nascer de novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s