Tempos de Angústia


Os acontecimentos estão fora de nosso controle, mas como os tomamos faz toda a diferença.
Não é segredo para ninguém que vivemos tempos difíceis, de grande perigo, de fome, de ameaças. O que as pessoas fazem? Por acaso mudam suas mentes? Ou continuam vivendo como sempre fizeram ou ainda pior? A maioria se faz insana, perdem sua capacidade de raciocínio mais elementar.


Quando os tempos mudam e se tornam loucos é preciso ter ainda mais equilíbrio e buscar ideias além da mente, isto é, ver além das aparências, superar a lógica dos sentidos.
Em tempos catastróficos as soluções comuns não servem de nada porque o que é pedido supera os meios convencionais de agir. Insistir nos meios naturais e esperados é certeza de fracasso. Mas, o pior é o desespero, a perturbação que faz as pessoas piores internamente do que a catástrofe externa.
Não podemos mudar o mundo, nem nosso corpo, mas podemos e devemos mudar a nossa mente. A única evolução possível é a da nossa psiquê. O apego ao falso eu, a ideias e sentimentos, antes que ao que é real, pode ser a diferença entre a vida e a morte em momentos de crise.


A verdade é que nenhuma mudança e superação são possíveis a não ser que se mude antes dentro. Forçar mudanças por meios materiais é atuar sobre resultados e não sobre as causas. As causas estão na mente, nos sentimentos, no mundo invisível, arquetípico. E mesmo que a mudança na mente não tenha consequências visíveis e imediatas no mundo de aparências, captado pelos sentidos, os acontecimentos não terão mais dominação sobre nós ao mesmo tempo em que novas soluções se apresentam, que antes estavam ocultas ou impossíveis.

A mudança necessária é antes interior.
O mundo não é um parque de diversões onde atuamos e mudamos tudo a nossa vontade. Mas, é importante sobreviver, a autopreservação é um mandamento absoluto e não se pode fazer isso com violência e irracionalidade. E o principal é se dar conta de que nossos hábitos e modos de vida não servem mais para esse mundo em convulsão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s