Um pouco de Filosofia da Saúde

Os Higienistas Naturais nos EUA construíram os alicerces da Ciência da Saúde. São 200 anos de uma visão clara e rigorosamente científica em oposição a alopatia e o sistema drogador.

“O homem cometeu o erro de tentar reduzir a distância da ignorância aborígene para um estado de inteligência e responsabilidade moral, que nunca será realizado até o apetite e a paixão ser controlados através do intelecto, e não através do sentimento, emocionalismo, ou temor de Deus

A doença é ignorância – o maior inimigo da Verdade, da Natureza e do Universo.

A primeira grande causa, como interpretada pela ignorância egoísta, era uma Deidade ofendida que mandava a doença como uma punição. A cura tinha de ser conseguida através de um intermediário que tinha poder, através da graça, para mudar a intenção da Deidade.

Nunca houve um tempo, em que o homem pudesse começar a fazer qualquer coisa por si mesmo na direção de interpretar a sua relação para com a natureza, ou voltar seus olhos para o interior para interpretar a Lei por si mesmo no qual não houvesse um sacerdote, um doutor, um advogado ou algum outro auto-eleito intérprete para obstruir sua visão e mistificar sua compreensão. Estes obstrucionistas estão ali ostensivamente para a ‘glória de Deus e o bem do povo’.

O tipo de egoísmo criminoso está sempre fazendo algo grande e glorioso para o caro povo que, quando compreendido, significa mais algemas de escravidão.

O povo foi levado a acreditar que ele não pode salvar a si próprio sem um vice-regente.

Em matéria de doença e cura, as pessoas têm sido tratadas como servos. O doutor é um ditador que tudo conhece, e as pessoas são estúpidas, mudas, gado conduzido, capaz de nada exceto para ser arrebanhado, domado e, quando necessário, amordaçado para empurrar a opinião médica pelas suas goelas abaixo ou introduzi-la sob as suas peles.

Enquanto celebramos o nosso direito à vida e a liberdade, a profissão médica, suportada pela lei de estado, arrebanha as nossas crianças para o vacinador e o aplicador de soro e ensina opiniões médicas em nossas escolas que são tão falsas como o imperialismo que fez possível um tal ultraje sobre os direitos humanos.

Qual o direito que a ciência médica Americana tem na dominação imperialista? Nenhuma absolutamente, a não ser que possa provar a sua infalibilidade – o que não tem feito e o que não pode fazer.

O que é a doença e a sua cura? Tentarei mostrar que a doença não é uma entidade, um espírito, uma cisão de um ou mais órgãos à parte do conjunto de órgãos que formam o corpo do homem, mas simplesmente um desarranjo do funcionamento normal do corpo, trazido por influências físicas e mentais que, quando compreendidas, podem ser evitadas e controladas pelo próprio indivíduo.

Se a saúde não é uma entidade, como a doença poderia ser também?

Na saúde experimenta-se um estado de bem-estar.

Como a sabedoria absoluta não pode ser alcançada, assim também a saúde perfeita, mas podemos aproximar-nos cada vez mais de um estado de perfeita harmonia. Se a saúde é um estado do corpo, varia de boa a má; e a má saúde é o que chamamos “doença”. Qualquer influência de caráter físico ou mental pode ser construtora de saúde ou de doença; ou a influência pode ser boa ou má, dependendo de sua extensão.

Uma simples definição para o homem, é que ele é um aparelho digestivo

Ingerir, transformar e incorporar um alimento chama-se nutrição. Quando a nutrição prossegue normalmente, a base da saúde é normal. Qualquer influência que impede, inibe a nutrição é produtora de “doença” ou, em melhores palavras, diminuidora da base da saúde.”

Dr. Tilden – Higienista Natural

Do livro Saúde Abalada – Sua Causa e Cura – 1925

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s