Os Grãos como Alimento


Entre todos os alimentos disponíveis os cereais e leguminosas fornecem nutrientes concentrados e são, indiscutivelmente, responsáveis pela sobrevivência dos quase 8 bilhões de pessoas e dos muitos bilhões de animais também.
Entretanto, nem tudo o que pode ser digerido e, parcialmente assimilado, é o melhor alimento ou, sequer, apropriado.
Muitos têm, como principal elemento de sua alimentação diária trigo, arroz, aveia, feijão, soja, entre outros. Certamente, são os alimentos mais baratos e que fornecem a mais nutrientes por menores quantidades.
Há, por outro lado, alguns problemas com esses produtos alimentícios. Todos os grãos não podem ser ingeridos crus e contém quantidades importantes de anti-nutrientes e toxinas, mesmo após cozidos. Além disso, são trabalhosos para serem digeridos – ou seja, o organismo gasta muita energia e tempo para poder aproveita-los.
Há mais de dois milênios uma irmandade chamada de Essênios, demonstrou como viver mais e melhor preparando os grãos pela germinação e fermentação.
Um grão germinado vale, nutritivamente, por cinco grãos não germinados. Além de facilitar a digestão, assimilação, construção dos tecidos e não ser tóxico.
Um dos aspectos mais insidiosos e mortais da desnutrição se refere ao comer em excesso. Quanto maior o desequilíbrio interno e carências de elementos básicos, maior a fome! A maioria dos obesos estão desnutridos e susceptíveis a enfermidades. Alimentos com grandes concentrações de amidos e proteínas “roubam” nutrientes do organismo e contribuem para a desnutrição – esse é o caso dos grãos.
Então, devemos evitar os grãos? A proporção deles na nutrição com outros alimentos que promovem o equilíbrio é importante. A preparação dos grãos pela germinação/fermentação os transforma em alimentos comestíveis e palatáveis crus ou cozidos.
O futuro da humanidade depende da germinação como meio de fornecer alimentos mais nutritivos e saudáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s