O Homem é um experimento em auto-evolução em um planeta insignificante na periferia do universo e onde há muitas restrições e dificuldades.
Que evolução seria essa? É claro que essa evolução sendo pessoal e voluntária, nada tem a ver com a suposta e quimérica “evolução” darwiniana, que é, em seus princípios, inconsciente, automática, casual, sem direção, imerecida, geral e do inferior para o superior.
A auto-evolução consciente, com o auxílio do superior, precisa de uma base adequada e estável e não pode ser, portanto, no corpo, na matéria, no visível, mas no psiquismo.
O Homem é um experimento! Portanto, esse experimento pode falhar como um todo e falha, frequentemente, pessoalmente.
As condições necessárias para esse crescimento interior, invisível podem ser destruídas tanto no equipamento (o corpo) como no ambiente.
A base para essa evolução está no corpo e no planeta, o que é necessário, mas jamais suficiente. O círculo consciente da humanidade, grupos de homens evoluídos, semeiam as instruções para que nós que possamos reconhecer esse conhecimento, estudar e aplica-lo a nós mesmos. Nada disso pode ser imposto, apresentado como uma armadilha, fazendo uso de sedução – como é comum em falsos caminhos.
Se os homens dispusessem de corpos em níveis diferentes de capacidade estaríamos diante de uma enorme injustiça. A base deve ser igual para que o progresso tenha mérito e seja resultado de um esforço pessoal consciente e voluntário.
As dificuldades naturais e normais são necessárias à evolução. Mas há condições que são impeditivas e essas devem ser reconhecidas e evitadas.
Nenhum “paraíso” terrestre ajuda na auto-evolução interior. Todas as tentativas nesse sentido são desastrosas porque ignoram o que é o ser humano e qual sua meta.
Espera-se, então, que cada ser humano adulto proporcione a si mesmo as condições de saúde e equilíbrio necessárias como estrutura sobre a qual construir o Novo Homem, quiçá um novo corpo mais sutil, nascido dentro do corpo orgânico.
Ao permitir, esperar e se submeter a uma ordem externa social, política e tecnológica que faça por ele o que é responsabilidade pessoal e intransferível, certamente o condenará a prisão e a escravidão, porque esses que assim procedem, interferindo na vida pessoal, pretendem dominar e usar as pessoas ou são apenas loucos que desejam impor ao outros seus sonhos insanos.