O Homem, o Universo e o Invisível

Uma abordagem que coloca o Homem entre o Universo manifesto e o Invisível resolve muitas questões aparentemente insoluveis pela ciência, com sua visão materialista e a espiritualista, com um olhar no mundo pós mortem, no imaterial.

As duas doutrinas radicalmente opostas finalmente acabam por excluir o Homem, que é a ponte entre esses dois mundos, que se não fosse por esse ser excepcional, jamais poderiam se encontrar e harmonizar.

É inegável, tanto para uma doutrina como para a outra que há um universo visível que corresponde ao corpo do homem, fazendo parte da natureza, e um universo invisível, que está no interior, no psiquismo com o pensamento, sentimento, ideias, significados que são tão reais como aquilo que podemos tocar, ouvir, cheirar e ver, mas que estão além do poder de perceber dos sentidos.

O mundo tridimensional das coisas está na matéria e o da quarta é o tempo que percebemos inadequadamente como passado, presente e futuro, enquanto que a quinta e sexta dimensões estão fora do tempo.

Portanto, o Universo visível é só uma parte da realidade. Aqui, o Homem limitado pelos sentidos só se dá conta de parte da realidade, com sua percepção capta aparências e crê que o que percebe é a totalidade do universo.

Entretanto, a realidade não é feita só de nossa capacidade perceptiva, mas também da experiência interna, psíquica e além dela.

Há uma verdade externa e uma verdade interna; o Universo é visível e invisível. Os instrumentos para perceber o material e o imaterial estão disponíveis no Homem, que é a Ponte entre esses mundos. Negar um ou outro condena o Homem a invalidez. Quando o Homem compreende isso, une os fatos e as ideias.

Por si só, esse potencial de ser capaz de unir e ligar o “céu e terra” faz do Homem um ser excepcional. Viver alienado em um dos mundos é a grande falta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s