Evite todos os Excessos

Uma higiene de saúde se compõe de vários cuidados, como uma alimentação adequada em quantidade e qualidade, sempre em harmonia com idade, necessidade, horário do dia, condições gerais e pontuais de saúde, estado emocional, frequência, e outros aspectos – isso para citar uma das condições essenciais para a preservação e recuperação da saúde.

Entretanto, como uma regra de ouro, qualquer excesso, na vida será um fator negativo para a saúde. Quando se fala em saúde considera-se que, como outras questões de vida, ela depende, antes de tudo, de você mesmo.

O falso conceito de que a saúde depende de alguém além de você é um erro fatal. Ninguém pode lhe dar saúde, mesmo que possa prejudicá-la. Você é responsável por você mesmo, em todas as áreas de sua vida e no que se refere a sua saúde física e psíquica isso é mais crítico. Nenhuma quantidade de recursos financeiros e científicos lhe garantirão bem estar, vitalidade, longevidade, funcionalidade, sabedoria, paz. Esperar que a ciência ou uma certa condição política é racial lhe tragam garantias é estúpido, infantil.

O Homem tem necessidades muito modestas que, sob condições razoáveis, são facilmente encontradas e aplicadas. O desequilíbrio, a desarmonia é muito mais função de excessos do que falta. A busca por compensações, por prazeres, os vícios, os hábitos e costumes dessa época de busca põe sensações, garantias e “direitos”, produziu mais má saúde do que todas as outras causas juntas.

A moderação em tudo, que depende de um pensar íntegro e de uma consciência que se estende além do limite dos sentidos precisa ser resgatada para ser o fundamento de uma vida saudável.

A prática do auto-controle e da moderação farão pela sua saúde mais do que toda a ciência e recursos jamais farão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s