O Reino do Céu

A menos que um homem compreenda que o Reino do Céu não é um “lugar” ao qual entrará depois que morra por seus supostos méritos e porque pertence a essa ou aquela religião e por sua crença particular – como se tratasse de algo no futuro, estará impedido de se tornar um discipulo. Esse lugar está nele mesmo, em potência, e é um estado a ser conquistado agora, nesse mesmo momento. Assim, independe do futuro. No caso, a concepção de tempo, que é trazida pelos sentidos, é um obstáculo ao despertar do pensar.

Tudo o que se refere ao tempo (presente, passado e futuro) e a matéria, capaz de ser percebida pelos sentidos e compreendida pela mente sensual lógica (científica materialista), está infinitamente distante do significado do Reino do Céu como apresentada no Evangelho.

Não há nada no futuro como imaginado por quem está sob o domínio dos sentidos e da lógica derivada deles. A esperança de alguma coisa futura que venha resolver os problemas, desde sempre, é frustrante. Se há um futuro, esse reside numa mudança de estado, de pensar – o futuro depende de uma radical mudança pessoal do pensar.

A humanidade está completamente dominada por essa ilusão incluindo o indivíduo. Ao considerar que a vida é difícil e impossível de compreender, todos sentem, naturalmente, que a saída é o amanhã! Mesmo que uma pessoa tente fazer alguma coisa a respeito, sempre considerará o amanhã como a porta da saída.

O paradoxo é que o materialista de fato, o Homem médio, acaba por sucumbir a mais primária das superstições declarando crer sem compreender (“acredito em Deus, no céu para aqueles que morrem sendo de sua religião e o inferno para os maus e dos que não são de sua fé”), muito próximo do comportamento de povos primitivos decadentes e daqueles que tanto critica, como os “gentios”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s