É impossível ser saudável e feliz tendo escolhido o ócio e ser negligente. Fomos projetados para um trabalho intenso e destemido. O corpo, com as suas funções e possibilidades é um meio e não um fim. A vida do corpo é uma dádiva, enquanto preservá-la e usar essa condição excepcional para evoluir depende de inteligência e trabalho.
Assim, somente um propósito bem definido e pessoal criará as condições positivas e o desafio necessário para mobilizar energia e motivação para a vida. Não podemos viver como as bestas dos campos, mares e florestas – as nossas possibilidades são muito maiores ao mesmo tempo em que o nosso corpo precisa de cuidados que só um conhecimento derivado de um esforço inteligente promove.
Ou seja, a saúde e a vitalidade refletem um alto nível de motivação e de atividade. As fontes de energia para o ser humano ultrapassam aqueles do alimento, do ar, da água e do Sol. O principal alimento, e aquele que é o único capaz de elevar a vida humana acima das limitações naturais é o alimento que entra pela mente e coração: as impressões, produtos de atividade interna e externa.
Use todo o seu potencial psíquico – ele é fator essencial para o bem estar e vitalidade.