Todas as doutrinas coletivas, sem exceção, são falsas, são enganadoras. O caminho verdadeiro é pessoal, individual e intransferível.
Não há tal coisa como a salvação vicariante pelo sacrifício do outro. A esperança de que alguém ou algo virá lhe salvar na vigésima terceira hora é vã.
É sempre bom lembrar que os três movimentos de massas totalitários que levaram à centenas de milhões de mortos, num genocídio além da imaginação estão o Islã, o Comunismo e o Nazismo.
Sempre que o homem, um povo entrega o destino de sua vida para um movimento político/filosófico desses perde totalmente o controle de sua vida e involui.
Todas as saídas lícitas e inteligentes são pessoais.
A ignorância e o desespero são fatores determinantes para soluções coletivas, para que as pessoas entreguem suas vidas ao comando dessas doutrinas perversas.
Agitar uma determinada bandeira, definir-se como isso ou aquilo é colocar-se em uma prisão sem grades, mas de difícil fuga – no caso, o cárcere é voluntário!
Cada ser humano é um microcosmo, com um caminho único e conquistas só dele mesmo.
O que se tem dificuldade de compreender é que a vida é apenas um meio para um fim, para uma evolução possível interior, para um renascimento.
Todas essas prometidas soluções externas são desvios, são caminhos para o nada – não servem para o desenvolvimento pessoal e, geralmente, são um real impedimento para um trabalho consigo mesmo.