A Saúde por Viver Saudavelmente

Descobri que a saúde é o mais real inimigo da doença. Dr. Tilden

 

A doença é apenas saúde abalada – ausência de saúde. Os vários graus e os vários sintomas, aos quais são dados nomes tão diferentes são os vários graus e aspectos de uma diminuição na saúde, na vitalidade. Procurar tratar ou combater uma doença é uma atitude supersticiosa. Como as tais doenças não são realmente “coisas” reais ou, ainda, entidades malignas, combate-las significa suprimir a manifestação e reação do corpo, que é o natural resultado da saúde abalada.

 

A procura por curas e curar doenças é a principal ocupação de médicos, de psicólogos, de pesquisadores, de dentistas e de todos os profissionais da saúde. A doença é, portanto, a principal ocupação desses profissionais. A doença é para eles uma entidade, com personalidade, inteligência e com intenção de destruir a vida. Não é raro que afirmem que a doença, o mal, venceu e derrotou o paciente matando-o (e venceu a sua ciência também). Esta divisão entre bem e mal, entre saúde e doença está mais para politeísmo onde os deuses maus são mais fortes que os deuses bons.

 

A assim chamada doença tem milhares de cabeças como a temível Hidra de Lerna.  Em cada uma das cabeças cortadas da Hidra surgia uma nova e mais pestilenta. Similarmente, as doenças atuais são combatidas, atacadas, bombardeadas, injetadas, irradiadas, decepadas, cauterizadas, hipnotizadas e drogadas desde as mais remotas eras até nossos dias sem nenhum resultado efetivo – a cada doença declarada extinta e vencida, aparecem outras novas e sempre mais terríveis em seu lugar.

 

O foco na saúde, em como mantê-la e recupera-la, leva a pesquisa das causas e, esta, sempre aponta para uma solução simples e ao alcance de todos: a saúde por viver saudavelmente! Porque a saúde e a doença dependem de nosso comportamento, de nossas atitudes e não de forças misteriosas exteriores más ou de eleitos bondosos com um poder exclusivo de cura.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s